Fórum Desenvolve apresenta o 14º Manual de Indicadores e a VIII Pesquisa de Percepção

Evento para o lançamento do Caderno de Estudos de 2019 já está agendado para 12 de março de 2020

O Fórum Desenvolve Londrina entregou a comunidade no início de dezembro o Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina 2019, com mais de 60 indicadores atualizados e a VIII Pesquisa de Percepção da População sobre a Cidade de Londrina, em evento no auditório da Associação Médica de Londrina (AML). Participaram autoridades, empresários, formadores de opinião e os membros do Fórum. O Manual foi apresentado ao público pelo coordenador da comissão de pesquisa do Fórum, Fábio Pozza.

Os presentes ao evento também puderam ver no saguão da AML uma exposição de painéis com o tema “Economia Criativa” resultado da 2° Feira de Empreendedorismo e Inovação da PUCPR – Campus Londrina realizada em 6 de novembro na universidade pelos alunos e coordenada pelo Hub de Empreendedorismo da PUC. A escolha do assunto a ser discutido na feira teve como base o tema do estudo de 2018 do Fórum Desenvolve Londrina – Economia Criativa – que contou com a participação de representante da PUCPR – Campus Londrina.

Para o próximo ano, já está agendada a entrega do 13º Caderno de Estudos, que tem como tema “Planejamento Estratégico do Município de Londrina” resultado das discussões dos membros do Fórum em 2019. O evento será no dia 12 de março, no auditório da Unimed. O Fórum Desenvolve Londrina também será agraciado pela Câmara Municipal com a Medalha Ouro Verde no dia 13 de março.

Manual e Pesquisa

O Manual de Indicadores serve para que a população possa qualificar o índice de desenvolvimento do município. Traz o mínimo de informação que orienta este processo, possibilitando que a comunidade conheça seus problemas e contribua com soluções. O Manual em sua 14ª edição é focado em seis assuntos relevantes (educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, tecnologia e economia) e é possível fazer um comparativo da evolução dos assuntos nos últimos 10 anos. Um exemplo é o montante de Recursos Federais e Estaduais Aplicados na Cidade de Londrina.

A Pesquisa de Percepção é apresentada com o Manual, pelo oitavo ano consecutivo. E nos dois últimos anos, os indicadores do Manual “conversam” com os dados da pesquisa interligando e associando os conteúdos. A comparação dos resultados da pesquisa permite analisar os aspectos que a população avalia que evoluíram positiva ou negativamente na cidade de Londrina. No material, também é possível fazer uma comparação desta percepção da população nos últimos cinco anos. Exemplo aqui é o coeficiente de homicídios dos últimos 10 anos e a percepção da população sobre uma Londrina solidária, segura e saudável. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *