Fórum Desenvolve apresenta resultado de trabalhos de 2022 nesta quinta (16)

Estudo “Comunidades Vulneráveis”, Pesquisa de percepção e Manual de Indicadores estão na pauta

Nesta quinta-feira, dia 16 de março, o Fórum Desenvolve Londrina entrega aos londrinenses o resultado dos trabalhos realizados em 2022. O evento programado para iniciar às 8h, no auditório da Unimed Londrina (Avenida Ayrton Senna da Silva, 1065), é aberto ao público com inscrições gratuitas pela plataforma Sympla (https://cutt.ly/indicadores2022).

Durante o evento, integrantes do Fórum Desenvolve apresentam os pontos relevantes do Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina, com a XI Pesquisa de Percepção da População sobre a cidade e também do Caderno de Estudos de 2022, 16º estudo da entidade, que traz o tema “Londrina de Todos- perspectivas de trabalho e renda para londrinenses em situação de vulnerabilidade”. As edições estarão disponíveis no site do Fórum Desenvolve logo após o evento (www.forumdesenvolvelondrina.org.br).

Entre os dados que serão apresentados estão índices de criminalidade e segurança em Londrina; percepção do londrinense sobre a situação de vulnerabilidade de pessoas vivendo em algumas regiões do município; transformações com base em educação, trabalho e renda; o conceito de “cidades invisíveis”, entre outros.

Para 2023, o Fórum Desenvolve Londrina já iniciou as discussões sobre o tema do estudo do ano, com base em indicadores da cidade, que será relativo ao crescimento das atividades empresariais no município de Londrina.

Reflexos na Comunidade

Muitos itens de Cadernos de Estudos do Fórum Desenvolve resultaram em ações implantadas na cidade por entidades públicas e privadas. Entre eles temos Empreendedorismo na Escola para toda rede municipal; Criação da Lei do ISS Tecnológico; Revitalização do Centro de Londrina; Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina; Instalação de sistema piloto de câmeras com leitura de placas de veículos integrado ao sistema da Polícia Militar; Criação do Comitê Municipal de Economia Criativa (CMEC) por meio do Decreto Municipal nº 361/2019; Cobertura de Wi-Fi gratuito em áreas públicas como UPAs, Hospitais e Shoppings Centers, Praças e Rua Sergipe; Redução de 5% para 3% o valor do ISS cobrado pelo município sobre a realização de eventos em Londrina; Desenvolvimento e participação no comitê Consultivo e do comitê técnico do MASTERPLAN – Londrina Rumo a 2040; entre outros.

A entidade não governamental, que completa 18 anos no final de 2023, foi criada em 2005 e é formada por 38 instituições representativas do município de Londrina, com o objetivo conjunto de examinar soluções comunitárias em prol do desenvolvimento sustentável. O Fórum Desenvolve Londrina trabalha com mais de 60 indicadores (primários e secundários), já editou 17 manuais de Indicadores, 16 estudos sobre o município de Londrina e 11 pesquisas de percepção do londrinense sobre a cidade.

Estudos do Fórum: “Educação Fundamental”, (2007); “Desenvolvimento Empresarial”, (2008); “Mobilidade Humana – Segurança, Liberdade e Educação no Trânsito” (2009); “Terceiro Setor. A Participação da Sociedade Organizada na Formulação, Implementação e Acompanhamento de Políticas Públicas” (2010); “Adolescentes em Conflito com a Lei – prevenção, medidas socioeducativas e reintegração” (2011); “A Saúde em Londrina – indicador doenças infectocontagiosas” (2012), Resíduos Sólidos – Estratégias de Planejamento e Gestão”,(2013); “Industrialização de Londrina. Análises – Perspectivas – Caminhos”, (2014); “Gestão Pública”, (2015); “Compilação de Estudos já realizados pela Entidade”, (2016); “Londrina. Cidades Inteligentes – Conceitos, Planos e Ações”, (2017); ”Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina”, (2018); “Planejamento Estratégico de Cidades – Proposta para Londrina”, (2019); “Talentos e Inovação para Londrina: Geração de Emprego e Renda”, (2020); “Sentimento Pé Vermelho: Pertenço a Londrina. Londrina me Pertence”, (2021); ““Londrina de Todos- perspectivas de trabalho e renda para londrinenses em situação de vulnerabilidade”, (2022).

Serviço:

Fórum Desenvolve Londrina /www.forumdesenvolvelondrina.org.br.
Entrega dos trabalhos de 2022,
Dia: 16 de março;quinta-feira, 8h.
Unimed Londrina – auditório,
(Av: Ayrton Senna da Silva,1065).
Inscrições gratuitas: https://cutt.ly/indicadores2022 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *